O programa “Tem Hora Para Tudo” é apresentado diariamente por Jota Oliveira de 13 as 15 horas na Rádio Santa Cruz AM.
As sextas-feiras (neste horário) tenho o prazer de estar respondendo aos ouvintes seus questionamentos. Como as perguntas nem sempre acompanham todos os detalhes dos fatos, as respostas são apenas direcionamentos baseados em princípios gerais do direito, não sendo orientação conclusiva sobre o tema proposto. O programa procura discutir e debater os temas da atualidade do direito de uma forma com que faça que todos entendam os assuntos num vocabulário convencional longe daqueles jargões próprios do direito.
Sempre acomanhado de meu fiel escudeiro Renato Augusto,meu aluno do 8º perídodo do Curso de Direito da FAPAM, que sempre me auxilia nas comuns dificuldades de um programa ao vivo.
Na verdade, um programa ao vivo com este cunho de praticar uma ação social falando sobre temas do direito, é submeter-se a uma sabatina semanal tão rigorosa ou mais, que aquelas ministradas por professores a seus alunos.
Acontece que quando uma pergunta sobre temática jurídica é elaborada por quem da seara, o direcionamento da questão é bem melhor efetivado que quando elaborado por um leigo.
Não são poucas vezes, aliás é bem comum, que fiquemos em sérias dificuldades para responder certas questões.
Mas o programa também é dedicado a alertas e orientações aos ouvintes e campanhas de cunho social:
- quando do recadastramento biométrico para as eleições de 2010 em Pará de Minas sempre convocava e explicava aos ouvintes sobre a importância de tal ato cidadão;
- apresento todos os dias as notícias mais recentes dos tribunais sobre temas de interesse da sociedade, que tomaram novos entendimentos; as novidades do direito de família, previdenciário, criminal que tanto chamam a atenção dos ouvintes são sempre tratadas com a mais atualizada tendência;
- levo sempre as novas leis em vigor e nalgumas vezes até mesmo alertando sobre projetos de lei em tramitação final, para que o ouvinte saiba como agir legalmente a partir daquele novo panorama legal. Sempre procurando temas de interesse social tal como fizemos com os alimentos gravídicos, nova lei de falência, lei do inquilinato, legislação previdenciária e inovações do código civil;
Nunca deixei de apresentar minha opínião pessoal sobre temas da região e cidade.
Sempre colhendo grandes e bons resultados como foi quando denunciei a irregularidade do sistema de estacionamento rotativo em Pará de Minas que era total e absolutamente irregular. Após a denúncia no programa levei a questão ao Ministério Público e foi celebrado recentemente entre o Município e uma empresa particular um contrato para legalização do sistema de estacionamento.
Minhas ponderações às vezes enérgicas resultaram em reuniões plenárias na camara dos vereadores para se discutir temas como saúde, segurança e educação.
Agradeço imensamente ao Padre Geraldo Gabriel de Bessa (diretor presidente da Fundação Pe. Libério) pela oportunidade que tive de estar junto a uma enorme população com este trabalho social tão gratificante e necessário em dias de hoje.
E com muito carinho agradeço a todos os ouvintes que semanalmente estão ligados no programa.
Quem quiser ouvir o programa pela NET é possível acessando o site da Rádio CLIQUE AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário