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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ensino Jurídico: entre a ciência, a academia e a prática

Texto publicado originariamente em UOL ciência Hoje – clique aqui
De autoria de Thiago Camelo

A final teço alguns comentários pessoais.

 

 

Em um cenário em que se valoriza mais quem publica artigos e faz pesquisas em laboratório, como é a vida dos cientistas que escolhem o árduo caminho do ensino e da sala de aula?

 

Ensinar ou pesquisar? O dilema não é nem tão recente assim na vida dos cientistas, mas ganhou nova luz com o artigo que sai amanhã (14) na Science. O texto é escrito por professores e pesquisadores do Howard Hughes Medical Institute (HHMI), instituição de pesquisa – e ensino – norte-americana.

O mote do artigo: os cientistas que têm trabalhos publicados em revistas científicas e investem o tempo em pesquisa são mais incensados e ganham maior reconhecimento acadêmico (e financeiro) do que os seus pares que atuam apenas no ensino universitário e na orientação de alunos.

"As instituições deveriam estar comprometidas, de forma mais ampla e eficaz, em premiar o esforço dos pesquisadores que também são professores excelentes e dedicados", diz uma passagem do artigo.

O fato é que, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou na maioria dos países do mundo, há uma cegueira em relação ao que vem sendo desenvolvido dentro de sala de aula. Para os cientistas do HMMI, o tempo que os professores passam ensinando já ganhou a chancela negativa de "carga horária".

Na prática, o grupo que escreveu o artigo quer dizer: existe um maior comprometimento em passar o crachá e dizer que também se está dando aula do que, propriamente, ensinar com excelência.

"Não adianta também serem 180 horas de aulas ruins. É fundamental medir a qualidade, e não só a quantidade, do ensino. Falta uma forma de avaliar isso", reflete Daniela Rozental, diretora adjunta de graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rozental acha que no Brasil, assim como em boa parte do mundo, não se valoriza o ensino. Diz que ela mesma, depois de algum tempo investindo esforço e se dedicando a ajudar seus alunos de pós-graduação, recebeu uma carta da UFRJ com um breve aviso: ela não poderia mais orientar alunos até que seu nível de publicações acadêmicas melhorasse. Em resumo: era hora de voltar a pesquisar.

"Isso é uma pena. O que está acontecendo é uma debandada geral, inclusive com professores colocando alunos de pós-graduação para substituí-los em suas aulas", diz Rozental. "Não há uma recompensa do CNPq para quem se dedica a ser coordenador de curso, por exemplo. Não há uma bolsa por esse tipo de produtividade, e aí você acaba se dedicando ao ensino apenas por ideal e por opção pessoal, por achar importante."

Como premiar os professores?

O artigo da Science faz sete proposições para que a balança penda, também, para quem ensina. Ou, como prefere falar o grupo que fez o estudo, para quem "também" ensina, já que no texto há uma clara defesa de que o ideal seria que os cientistas fizessem – e fossem recompensados – pelas duas tarefas: a de ser professor e pesquisador.

As proposições do time do HHMI passam, necessariamente, pelo melhor conhecimento do trabalho dos professores. Um exemplo: seria importante que toda instituição tivesse um grupo de estudo para discutir metodologias e novas práticas de ensino. Assim, a academia discutiria abertamente não só o que está acontecendo nos laboratórios, mas também o que ocorre em salas de aula.

"Essa questão realmente precisa ser revista pelas nossas instituições acadêmicas. O que eu faço até mesmo em relação à divulgação científica, como palestras para colégio, não é reconhecido", conta Stevens Rehen, neurocientista e professor de diversas disciplinas na UFRJ. "Minha credencial é, sem dúvida, o que eu publico. Dedico-me às aulas e faço divulgação científica apenas porque quero."

Necessidade e obrigação

Para Adilson de Oliveira, físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ainda é forte na academia a ideia de que pesquisar é a parte nobre da ciência.

"Outro dia, ouvi de um colega que, para ensinar física, é necessário apenas saber física. Ele não considerou que ensinar física é muito mais do que apenas saber a matéria", afirma Oliveira.

O físico explica que, para muitos cientistas, o ato de ensinar é apenas uma obrigação. Essa suposição faz com que o neurocientista Stevens Rehen jogue uma pergunta ao repórter, em tom de provocação: "Será que é mesmo necessário que haja professores que também são pesquisadores?"

Rehen acha que, muitas vezes, essa obrigação gera um "dilema esquizofrênico" diário, e que o profissional da universidade deveria ser incentivado a escolher – caso queira – entre ensino ou pesquisa.

"Há necessidade de valorizar o profissional no que ele quiser fazer. Senão todos ficam frustrados, os que pesquisam, os que não pesquisam, os que dão aula e os que não dão aula."

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Não pude deixar de ver neste artigo alguma similitude com minha vida acadêmica jurídica.

Sou advogado e, convidado a lecionar, mantive-me na banca jurídica diária e fui para a academia.

Não tenho um Lattes abarrotado de publicações como outros colegas professores.

Não sou o primor de técnicas didáticas.

Procuro levar para meus alunos a ciência e a prática diária. Esforço-me diariamente para tal.

Vejo colegas professores-cientistas engordando seus Lattes, e eu com sérias dificuldades em montar um bom artigo para publicação em “revista reconhecida”.

Consolo-me com alguns resultados de minha vida como profissional que infelizmente não vão para o Lattes. É um prazer solitário.

Para citar com alegria: somente no ano de 2010, o Município de Pará de Minas editou três leis em matéria de trânsito, uma sobre esporte, e outras três tratando de saúde, após publicação em coluna de jornal que sou articulista, ocasião que eu critiquei estes institutos. Resultou em mais efeitos práticos que outros artigos científicos.

Estas colunas semanais que mantenho neste pobre jornal de interior e aqui neste blog, não tem cunho científico capaz de laurear o meu Lattes. Estas leis - por óbvio - constam como sendo de iniciativa do legislativo ou executivo. Desta forma os meandros políticos de uma atuação efetiva não são levados ao merecido (pelo menos assim penso) esforço deste advogado.

As publicações científicas, levadas a conhecimento da comunidade pertinente (científica daquele ramo próprio) muito das vezes tem repercussão na inteligência e na academia, mas socialmente acabam por, em algumas vezes, deixar a desejar em seus resultados práticos.

Não estou – jamais será esta a intensão – criticar negativamente os publicadores contumazes de artigos científicos (jamais!!!!). Entretanto penso que a conciliação entre a atividade científica (aplicada) e a de professor, são conciliáveis e merecem o devido reconhecimento. A final, o que seria dos “práticos” sem os cientistas?

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