Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Polêmica!

Quando escrevi este artigo, eu não imaginava a polêmica que iria causar.
Uma pessoa chegou a ser presa por debater um dos 20 tópicos que coloquei no artigo.
Ao menos levantei a poeira de certos tabus e o debate iniciou e tomou rumos interessantes para a sociedade de Pará de Minas.
Comente o artigo! Você entende que além destes 20 pontos, deve-se acrescentar outros?
Ei-lo na íntegra:

Sinto vergonha... mas qual a resposta!

Há dias em que acordamos com vontade de desafiar o mundo com apenas um porrete na mão. De tanto ver triunfar certas injustiças o sangue “talha”! Sirvo-me neste momento das palavras de desabafo de Rui Barbosa:

Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de si e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligencia com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "eu" feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro.
Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer...
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.

Então tomemos algumas questões feitas pelos meus leitores para refletirmos:
1. Qual dia será o encontro de Antônio Júlio, Inácio Franco e Eduardo Barbosa numa reunião plenária para ouvir os seus eleitores e decidirem as prioridades para nossa cidade?
2. A questão da saúde em Pará de Minas está bem resolvida? Será nossa cidade reduzida ao Pronto Atendimento e ao Hospital Nossa Senhora da Conceição num jogo de “passa a batata-quente para o outro”? Quem os administra?
3. Quem é dono da FAPAM?
4. Se a Rádio Espacial é do Antônio Júlio, a TVI é do Inácio Franco?
5. O Parque de Exposições é de quem? Para onde vai o lucro da arrecadação? Os agricultores são realmente beneficiados? Quantas reses foram expostas no último evento? O que foi feito para o pequeno agricultor?
6. Um religioso diz que seu lhe der meu carro para a sua entidade, ele me cura de qualquer doença. Posso dar carro com financiamento atrasado? A final todos dizem: “Deus lhe pague!”
7. A quantas anda o debate da verba indenizatória dos vereadores de Pará de Minas?
8. A lei dos 15 minutos em fila bancária vale para nossa cidade? Existe esta lei?
9. Os deficientes físicos têm acesso facilitado no comércio local?
10. Em 1965 o Sr. Walter Martins Ferreira fez a captação de água da COPASA. Quantos pontos de captação de água Pará de Minas têm atualmente?
11. A cidade Ozanan, crescendo como está, terá renda futura para suportar a estrutura atualmente construída?
12. É feita prestação de contas aos cidadãos dos valores pagos no juizado especial?
13. Qual a base utilizada por um advogado cobrar R$ 50,00 para tirar uma pessoa da cadeia?
14. O que é o CONSEP? O que ele faz? Para que serve? Onde é sua sede?
15. Veremos esta manchete de jornal em vésperas das eleições de 2010? “Pará de Minas: a cidade mais desenvolvida do estado!”.
16. O que aconteceu com a “Escolinha do Legislativo”? Não recebeu mais interesses dos políticos?
17. Soldados, Cabos e Sargentos correm atrás dos bandidos. E o Comando da PM, não deveria correr atrás de mais Soldados, Cabos e Sargentos para aumentar efetivo de nossa segurança?
18. Os Restaurantes da Criança estão localizados em locais de real necessidade da população atendida?
19. Zezé Porfírio apoiará candidato próprio para a sucessão no Município ou ficará vinculado ao Deputado Inácio Franco?
20. Os Secretários Municipais agem com a devida submissão ao prefeito, ou mandam e desmandam como se fossem prefeitos?

Nenhum comentário: