- MORTE NO PARAÍSO - A tragédia de Stefan Zweig; Alberto Dines nesta biografia mostra a vida e obra de Zweig. Biógrafo judeu que viu no Brasil o "Pais do Futuro!". Seu terror da guerra o fez por fim à própria vida. Pelo Brasil Sweig dedicou-se à literatura e foi profícuo no seu trabalho. Agora Dines nos brinda com esta linda obra!
- MADAME BOVARY - Gustave flaubert. Um adultério sequido de suicídio inspirou este livro: um clássigo da literaruta universal.
- O VERMELHO E O NEGRO - Stendhal. Na verdade Stendhal é o pseudônimo de Marie-Henry Beyle. Trata-se de mais um clássico.
- ENTERREM MEU CORAÇÃO NA CURVA DO RIO - Dee Brown - Impossível não chorar com a dramática história dos indios do norte da américa. Uma excelente reflexão sobre a maldade americana.
- SERMÕES - Pe. Antônio Vieira. Outro clássico da língua portuguesa! A cada Sermão uma descoberta. Aos amantes do escorreito português e das lindas falas em púlpito, é uma excelente opção.
- DISCURSO DO MÉTODO e REGRAS PARA A DIREÇÃO DO ESPÍTITO - René Descartes. Não diria que é literatura complexa mas deve-se ter um certo desapego religioso e ético para uma leitura isenta de preconceitos e receber bem a mensagem do autor. Digeridas as "regras" pode-se tomar conclusões simples.
- A VIDA DOS DOZE CÉSARES - Caio Suetônio Tranquilo. Lindíssima literatura. Nada melhor que saber da vida dos césares pelas linhas de quem era contemporâneo a eles! Naõ deixe de ler.
- SATÍRICON - Petrônio. Pornográfico? Cultural? Quem ler me diga! Mas leia!
- ELOGIO DA LOUCURA - Erasmo de Rotterdam. Excelente crítica à sociedade da época. Sínico, inteligente, engraçado! Erasmo é excelente.
- ORAÇÕES - Cícero. As famosas catalinárias e filípicas! Sem igual. Linda literatura!
- A CIDADE ANTIGA - Fustel de Coulanges. Sempre anuncio este livro como meu preferido. Quem o ler saberá coisas inigualáveis. Motivos e origens de crenças, tradições hábitos e de grande informação emológica. Ressalto uma das últimas frases: "...e veio o cristianismo e mudou tudo!"
- A ARTE DA PRUDÊNCIA - Baltasar Gracián. Pequenas gotas de sabedoria! Serve de cabeçeira.
- O VESTÍGIO E A AURA - Jurandir Freire Costa. Como somos bobos! Depois de ler esta obra você verá seus atos e opções com outros olhos! Você nao pensa. Acha que pensa! O meio pensa para você, e você - bobinho - acha que toma decisões próprias e autênticas!
- TEMPOS HIPERMODERNOS - Gilles Lipovetsky. Na mesma linha do pensamento acima.
- DIVINA COMÉDIA - Dante Alighieri. Clássico!
- MEDITAÇÕES - Marco Aurélio. O imperador filósofo. Excelentes ensinamentos do "dono" do maior império que a Terra já teve.
- CONFISSÕES - Santo Agostinho. O Bispo de Roma. O Africano. O Filho de Mônica. O Doutor da Igreja... etc. são alguns dos títulos deste que lendo a Carta de São Paulo aos Romanos converteu-se ao cristianismo. Polêmico. Muito complexa figura de Santo Agostinho! Eis algumas de suas frases: "Deus, dai-me continência e castidade. Mas não agora!". "Somente acredito em algumas coisas da igreja dada a minha obediência à autoridade do papa."
- O FUTURO DA NATUREZA HUMANA - Jürgen Habermas. Trata da ciência genética e as questões filosóficas em torno do tema.
- TRATADO DA NATUREZA HUMANA - David Hume. Para subsidiar as leituras jurídicas e filosóficas.
- MEDITAÇÕES METAFÍSICAS - René Descaretes. Excelente obra para um estudo metafísico. A forma de tópicos do autor é muito didática e facilita o estudo.
- PENSAMENTO PÓS-METAFÍSICO. Jürgen Habermas. Complexa leitura. Recomendável para os que já são íntimos da metafísica e da literatura do autor.
- NOTAS SOBRE A PÓS MODERNIDADE - O LUGAR FAZ O ELO - Michel Maffesoli. Duras críticas ao chamando mundo moderno e seus hábitos.
Alguns de temática jurídica que podem ser lidos pelo leigo:
- POLÍTICA - Aristóteles
- CRÍTICA DA RAZÃO PRÁTICA - Immanuel Kant
- A REPÚBLICA - Platão
- AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO - Émile Durkheim
- DOS DELITOS E DAS PENAS - Cesare Beccaria
- DOS DEVERES - Cícero
- O PROCESSO - Franz Kafka
- ORAÇÃO AOS MOÇOS - Rui Barbosa
- LÓGICA JURÍDICA - Chaïm Perelman
- DO CONTRATO SOCIAL - Jean-Jacques Russeau
- A NATUREZA DO PROCESSO JUDICIAL - Benjamin N. Cardoso
- ÉTICA A NICÔMACO - Aristóteles
- CRÍTICA DA RAZÃO PURA - Immanuel Kant
- DO ESPÍRITO DAS LEIS. Montesquieu
- O IMPÉRIO DO DIREITO - Ronaldo Dworkin
- FILOSOFIA DO DIREITO - Gustav radbruch
- A ARTE DO DIREITO - Francesco CArnelutti
- O ADVOGADO - Henri Robert
- ÉTICA E DIREITO - Chaïn Perelman
- O FUTURO DA DEMOCRACIA - Norberto Bobbio
- TEORIA PURA DO DIREITO - Hans Kelsen
- JUSTIÇA COMO EQÜIDADE - John rawls
- FILOSOFIA DO DIREITO - Michel Villey
- METODOLOGIA DO DIREITO - Francesco Carnelutti
- UMA INTRODUÇÃO AO RACIOCÍNIO JURÍDICO - Edward H. Levi
- DIREITO E DEMOCRACIA - ENTRE A FACTIVIDADE E VALIDADE - Jürgem Habermas
Nenhum comentário:
Postar um comentário