Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nem Jesus aguentaria ser professor

Nem Jesus aguentaria ser professor:


Será?

Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje….

O Sermão da montanha (*versão para educadores*)


Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado

sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.


Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.


Tomando a palavra, disse-lhes:

- Em verdade, em verdade vos digo:


- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

- Felizes os misericordiosos, porque eles…?


Pedro o interrompeu:

- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?


André perguntou:

- É pra copiar?


Filipe lamentou-se:

- Esqueci meu papiro!


Bartolomeu quis saber:

- Vai cair na prova?


João levantou a mão:

- Posso ir ao banheiro?


Judas Iscariotes resmungou:

- O que é que a gente vai ganhar com isso?


Judas Tadeu defendeu-se:

- Foi o outro Judas que perguntou!


Tomé questionou:

- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?


Tiago Maior indagou:

- Vai valer nota?


Tiago Menor reclamou:

- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.


Simão Zelote gritou, nervoso:

- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?


Mateus queixou-se:

- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!


Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:

- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?

- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?

- Quais são os objetivos gerais e específicos?

- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?


Caifás emendou:

- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?

- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?

- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?


Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:

- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.

- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.

- E vê lá se não vai reprovar alguém!


E, foi nesse momento que Jesus disse: “Senhor, por que me abandonastes…”

Nenhum comentário: