Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Novo horário de funcionamento do fórum

Então… depois dos alardeados debates venho aqui expor algumas situações.

Creio cá na minha análise rasa dos fatos que o horário de funcionamento dos fóruns da justiça não vão alterar muita coisa, mas já sinalizam para um futuro melhor.

FISCALIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO: não será horário estendido que fará melhorar este aspecto. Mapas de produção já são elaborados diariamente. OAB, MP CNJ já estão de olho nesta questão e as medidas necessárias são tomadas.

EXPOSIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO: quanto a este ponto é interessante o horário de 9 as 18 horas! As portas do Palácio da Justiça abertas para o  pronto atendimento ao cidadão é, de fato, deixar exposto o poder judiciário no sentido que a todo momento podem estar ali as pessoas que se interessarem.

TRABALHO DOS ADVOGADOS: muito bom o horário conquanto podemos ir ao fórum pela manhã e fazer as “cargas” de todos os processos da pauta do dia e ter mais tempo útil para atendimentos a clientes. Confesso que eu mesmo não tinha condições de dirigir-me ao fórum na parte da tarde, mas com as manhãs livres minha frequência ao ambiente será maior.

FUNCIONÁRIOS DO FÓRUM: se terão de ser remanejados, pagar horas extras, contratar mais, isto lá não é problema da população. São fatos administrativos que devem ser resolvidos pela “prestadora do serviço”. Todas as empresas privadas solucionam seus problemas de atendimento ao público normalmente e assim dão conta da demanda. O Poder Judiciário também deve tratar sua gestão neste sentido e ofertar ao povo meios e modos – cômodos – para atendimento.

JUÍZES: somente vão trabalhar no ritmo que vinham desenvolvendo até agora.

 

O QUE FALTA

Todas as empresas privadas com determinado número de funcionários já são obrigadas a ter o PONTO ELETRÔNICO. Diante desta exigência também no poder judiciário a coisa mudará de figura e ai sim… as coisas tomarão rumos interessantes.

Estabelecer metas rigorosas com PENALIDADES a seus infratores ou pessoas (juízes, serventuários) que não derem conta da demanda necessária.

Creio que o estabelecimento de penalidades para as metas já traçadas pelo CNJ seria de excelente bom alvitre.

 

bom… o que disse até aqui foi a expressão rasa do assunto… mas que no mínimo deve ser tomado como orientação para um bom debate.

Nenhum comentário: