Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Puxando a sardinha para seu prato

Na magnífica obra de Caio Suetônio Tranquilo ele relata a história de 12 Césares. certo que ele foi contemporâneo de alguns.

Interessante notar que ao iniciar as bibliografias dos imperadores ele anuncia que todas as obras de um César anterior eram destruídas e sobre suas ruínas erigidas outras construções e palácios para marcar o governo então vigente.

Isto tudo ocorrendo a mais de 2.000 anos. Mas a história nunca muda… somente mudam os personagens e as magnitudes dos atos.

E vimos isto acontecer aqui na terra patafufa que tanto amo. Interessante mais ainda que nos vários mantados de Inácio Franco como prefeito e como deputado/prefeito muita coisa boa aconteceu. É certo que o novo patafufo que vier ao poder, fará por edificar novas obras na tentativa de superar o antigo administrador. Se a concorrência por obras não implicar na destruição das antigas edificações e modificações, será interessante para a população que somente será beneficiada com a disputa.

antoniojulio inaciofranco

Vejamos que a Praça do Santuário (Praça Padre José Pereira Coelho) é uma das poucas ainda não reestruturadas pela atual administração e certo que sua reforma deixará marcas ao Prefeito que a realizar, já que trata da verdadeira praça central da cidade! Será um feito de grande visibilidade. Será uma obra que ficará marcada na história da cidade.

Infelizmente ainda não cuidaram de arrumar a Praça do Santuário. Mas justifica-se por ali não existir nada que ajude direta ou indiretamente patrimônio dos atuais administradores. Quero crer que a nova administração (Antônio Júlio) faça o melhor naquele local. Sei da religiosidade dele e imagino que vá ser muito cuidadoso ao fazer as necessárias modificações na também conhecida Praça da Matriz.

As obras até agora efetuadas não merecem ser destruídas ou fazer com que retornem ao seu status quo ante. Ajudaram muito o Deputado Inácio Franco, seus amigos e correligionários. Via de consequência toda a cidade foi beneficiada.

As alegorias, críticas, que são direcionadas, acabam por se tornar até injustas. Explico: cada vereador, cidadão, deputado, procura levar benefícios a sua região ou onde possa em potencial ter votos e agradar parcelas da sociedade que lhe interessa.

Vejamos: não é incorreto ou anti-ético um advogado solicitar ao juiz o julgamento de procedência aos seus clientes patrocinados… é sua obrigação legal e assim já entendeu o Superior Tribunal de Justiça. É cada um “puxando a sardinha para o seu prato”.

Na vida política isto também torna-se uma realidade que não podemos afastar! O bom é quando estas “puxadas” são favoráveis a toda a comunidade. Isto somente faz com que todos sejam beneficiados.

Lembro-me de uma disputa política numa cidade do Triângulo Mineiro onde a cadeira da administração sempre era revezada entre dois combatentes políticos. O povo, sempre de olho, a cada eleição – estrategicamente – votava de forma a fazer com que o poder sempre fosse alternado. Foi a época que esta cidade mais progrediu e hoje é uma das maiores da região do Triângulo.

Pará de Minas caminhando neste sentido somente teremos a ganhar.

Quem irá superar os benefícios até hoje vindos a Pará de Minas?

Nenhum comentário: