Cidadão: Doutor que é efêmero?
Doutor: Ora! É o contrário de Calenda! O mesmo que lana caprina!
Cidadão: onfs!!! Como assim?! Não entendi nada! A definição apenas complicou o que eu nada sabia!
Doutor: Meu filho, quando não se sabe o significado de uma palavra, a não ser que queira acrescentar mais uma no seu rol de vernáculos, use outra forma de se expressar. Mas vou lhe explicar o que é “efêmero” a partir da minha definição.
“Calendas” eram comemorações diárias chamadas “maiores”, onde toda a comunidade, geralmente na Roma antiga, participava. Daí a palavra “calendário”. Era um ciclo de comemorações, festividades, que tinham maior duração. ‘Calendas de Julho’ comemoravam Júlio César e a família Júlia de onde originava sua estirpe. Calendas da primavera é a mesma coisa. No entanto outras comemorações eram menos duradouras! Apenas duravam uma pequena parte do dia, e relegada a um número menor de pessoas. A estas comemorações se dava o nome de “efemérides”.
Já a expressão latina lana caprina refere-se aquela lã que fica na barriga das ovelhas. Uma lã maltratada, já que no mais das vezes arrasta-se ao chão e, suja, não servia para nada! Assim sendo a expressão refere-se a algo que tem pouca serventia, se arrasta ao chão, de menor importância.
Por isto quando queremos ver um calendário nos é apresentada aquela folha com 12 meses do ano. Ou seja, todo o ano nos é apresentado. No calendário estão todas as “calendas”: meses, estações do ano principalmente: as festividades de grande duração. Mas se queremos saber o que se passa, por apenas um único dia, devemos perguntar: Qual a efeméride do dia tal? Ao que seremos respondidos: dia tal é dia do advogado, dia do barbeiro, etc. etc.
Assim quando eu disse que “efêmero” é o contrário de “calenda”, quis dizer que calenda é uma grande festividade e efeméride uma coisa passageira, transitória, menor. Lana caprina, por sua vez tem significado semelhante, é algo de menor importância.
Espero que com a resposta inicial eu lhe tenha colaborado com a dúvida inicial e lhe acrescido mais alguma coisa no vocabulário.
Cidadão: Opa! Agora sim! Não mais uma palavra foi descoberta, mas várias outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário